Apoio Jurídico

Home / Apoio Jurídico

Desde sua fundação, o SindLuta atua em defesa dos trabalhadores, tanto nas ruas, portas de fábricas, como na Justiça do Trabalho. A diretoria do sindicato tem focado imensamente em resolver os problemas trabalhistas da categoria, tanto de maneira coletiva, como individualmente.

Entre as principais ações destacam-se o não pagamento de verba rescisória por parte de empresas, insalubridade, periculosidade, reversão de demissão por justa causa, entre outros.

De acordo com Dr. Humberto Tavares de Melo, advogado responsável pelo departamento jurídico, a principal demanda é a trabalhista. “Contudo, o sindicato, pessoalmente ou por telefone, através dos advogados, dá uma série de informações cíveis, sobre o direito de família e defesa do consumidor para os trabalhadores, bem como está capacitado para ajuizar, principalmente, ações em defesa do consumidor e também cíveis”, explicou.

Dessa forma, o departamento jurídico é uma importante ferramenta para o trabalhador fazer valer seus direitos e sanar dúvidas; serve também para gerar “paz social”, na medida em que intermedia e soluciona conflitos entre trabalhadores e empresários.

Como procurar ajuda

O trabalhador pode ter acesso ao departamento jurídico diretamente na sede do sindicato, tanto em Belo Horizonte, como em Contagem; através dos telefones do sindicato e ainda no próprio escritório de Dr. Humberto Tavares de Melo (Rua Japão, 112, Alto Barroca, Belo Horizonte).

Todo o trabalho do departamento jurídico inicia-se com uma entrevista com o trabalhador, na qual ele relata seu problema e os fatos ocorridos. O advogado, então, esclarece dúvidas e questionamentos que o trabalhador tem. Também procura levantar outras questões que possam estar intimamente ligadas aos fatos relatados e, se necessário, colhe procuração e documentos necessários às proposituras das ações.