Filiado a
FiliadoForça SindicalFiliadoCNTQ
Sindluta

Notícias

1ª Jornada Nacional de Saúde do Trabalhador
09/11/2017

Recentemente, o diretor do SindLuta e da Força Minas, Alan Thiago Soares, participou da1ª Jornada Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora. O evento aconteceu no Hotel Nacional em Brasília-DF e contou com a participação dos membros das RENAST, CISTT’s e CEREST’s Nacional, Estaduais e Municipais do Brasil.

De acordo com Soares, que também é membro da CISTT Estadual de Minas Gerais, durante o evento, foram abordados os impactos da reforma trabalhista na saúde do trabalhador e da trabalhadora. Também foram apresentados números importantes e um alerta para o aumento dos índices de acidente de trabalho antes de entrar em vigor a Reforma Trabalhista.

A jornada propôs a divisão em grupos de trabalhos, de acordo com as regiões do Brasil, onde foram discutidos quais impactos a reforma trabalhista trará à saúde do trabalhador e trabalhadora e quais serão as ações da CISTT e do CEREST para minimizar ou assistir os trabalhadores em situação de doença. 

Iminente acidente em barragem de rejeitos 

Durante a jornada, foi realizado um manifesto, assinado por todos os representantes das Centrais Sindicais, contra as atividades da Companhia Siderúrgica Nacional na barragem de rejeitos Casa de Pedra, localizada em Congonhas-Minas Gerais. A barragem apresenta situação grave e iminente risco de rompimento, podendo causar um grave acidente, acometendo cerca de 5 mil moradores que residem abaixo da barragem e o patrimônio histórico e cultural da humanidade que a cidade abriga. Isso sem contar que a tragédia de Mariana que aconteceu há dois anos pode ser repetida.

Para Soares, a 1ª Jornada foi produtiva e muito importante para o andamento das ações de saúde do trabalhador e da trabalhadora de todo o país.

"Em um momento tão triste para nós trabalhadores, onde enfrentamos uma grande perda nos nossos direitos e uma incerteza do amanhã, temos que ter forças para lutar e defender o direito à saúde. A jornada nos instrui e nos fortalece para tomar ações e fiscalizar, impondo mais respeito e dignidade ao trabalhador e a trabalhadora”, destacou.

Mais Lidas

(31) 9 8476-6870
(31) 3328-4900 (31) 3349-4900
Rua Sandoval de Azevedo, 992, Jd Industrial, Contagem | Rua dos Guajajaras, 1470, 16º andar, BH